top of page
Buscar
Foto do escritorNutri Ana Paula Porto

5 orientações práticas de como comer saudável não importa a circunstância.

Atualizado: 14 de jun. de 2023


Eu tenho me esforçado para compreender o motivo de tentarem separar o prazer em se alimentar do comer equilibrado. De se satisfazer ao comer e ser saudável como se um eliminasse o outro. Já temos que lidar com tantas limitações, com tanta pressa e necessidade de fazer tudo e não conseguir fazer quase nada por completo que não conseguir se alimentar, não prestar atenção no sabor dos ingredientes, nas texturas, nas sensações, não se importar, não ter alegria com os detalhes do alimento, traz um vazio por si só. Então comer pouco ou muito não preenche mesmo.

Comer por fome, ou por ansiedade, por tristeza ou por celebração faz parte da vida e seja lá qual for a circunstância o equilíbrio e prazer é possível.

Gostaria de deixar 5 orientações de como comer de maneira mais saudável não importa a circunstância.

1- Evite distrações na hora de comer.

Deixe o celular, computador ou TV de lado. Se você tiver companhia para a refeição isso já vai exigir sua atenção além do alimento.

2- Coloque os alimentos no prato de maneira que você consiga visualizar todos eles. Evite colocar um alimento em cima do outro e sim um do lado do outro. A gente come com os olhos também. Esse exercício de visualização te ajudará a ser mais consciente e seletivo quanto a quantidade e qualidade do que come. Se você dispor os alimentos de maneira que fique um prato "bonito", organizado, colorido fica mais intertessante ainda. ;-)

3- Deguste. sirva-se com uma porção pequena para conhecer (reconhecer) o alimento.

Aproveite o momento e o alimento.

Primeiro sinta o aroma. Sinta se gosta, se é forte ou suave, se parece diferente ou familiar. Te traz lembranças?

Deguste. Sinta o que tem na preparação. Deixe desmanchar na boca. Aprecie. Reconheça o que tem de bom e o que parece sem graça.

Com a degustação você começa uma experiência com o alimento, mas provavelmente as pessoas a sua volta também querem sua atenção, querem conversar.

Se você estiver em um ambiente calmo isso ajudará muito toda essa experiência de comida & companhia. Se for um ambiente agitado isso exigirá mais concentração. Mas é possível.

Se ao terminar seu prato ainda sentir necessidade de se servir de mais, faça da mesma maneira - com pequenas quantidades e apreciando o que comer.

4- Coma bem com o tempo que tiver. Coma devagar.

Mesmo se a textura do alimento não exigir muita mastigação, mesmo se você não tiver 1 hora para comer, coma bem com o tempo que tiver. Sentir o alimento e prestar atenção em como você se sente ao comer promove satisfação e saciedade também.

5- Identifique o que não é um alimento saudável e o que não é um hábito alimentar saudável.

Escolha alimentos que te façam bem de acordo com a ocasião, suas necessidades, e com equilíbrio. Se ama pizza, coma apreciando em uma ocasião onde desfrute de companhia como à noite com a família e amigos e não na correria nos seus minutos restantes do horário de almoço, por exemplo, porque teve de resolver todas as pendências num horário que deveria ser seu momento para se alimentar.

Se gosta de bolo de aniversário ou sorvete, coma na festa de aniversário sem culpa, mas evite esse tipo de alimento por exemplo à noite morrendo de raiva ou ansiedade. Isso sim não será saudável. Mais do que o que você come, como e quando come influenciará no quanto, e isso tem muita relevância na consideração de "saudável". É saudável comer pizza de maneira tranquila e prazerosa com moderação. Não é saudável comer o dobro da quantidade de pizza correndo substituindo sua refeição do dia sem nem aproveitar e ainda sentir-se desconfortável ou culpado(a) depois.

Seja pelo controle de peso, seja por alguma restrição alimentar ou preferência pessoal, tenha um bom relacionamento com os alimentos e com você mesmo(a). Ao se alimentar torne esse momento algo significativo e gostoso. Seja criativo(a) e prático(a).

Se sentir insegurança ou dificuldades em conseguir uma alimentação saudável e sustentável (que você consiga manter no longo prazo) procure uma nutricionista que te auxilie no aprendizado e experiências alimentares positivas.

Fique bem e bom apetite.

Ah! Me conte como você se sente ao se alimentar e como você acha que poderia melhorar ;-)

Espero poder ajudar ;-)


Ana Paula Porto.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page