Não tem como não pensar em Natal e festividades sem pensar nas celebrações em volta da mesa. As mesas fartas e arrumadas para serem chamativas, para presentearem os olhos, o olfato e o paladar dos que vão celebrar.
Como nutricionista sei que para muitos essa ocasião é um grande desafio que acompanha um misto de culpa, de sentimento de que vai fazer tudo errado, colocar "tudo a perder" ou " quilos a ganhar" e ao mesmo tempo a sensação de que "não pode fazer a desfeita de perder o banquete", de que é impossível se negar a provar todas as preparações.
O que tenho a dizer aos que estão se esforçando para perder peso, e para aqueles que não tem essa preocupação, é que: aproveite sim as festas e refeições em família, seja grato e aprecie com calma e alegria os alimentos que terá. Olhe para seus alimentos, sinta o aroma, preste atenção no que come e como come. Não tenha pressa, não será como no horário de almoço do trabalho. Monte um prato de maneira que você possa visualizar todos os alimentos. Não sobreponha, não esconda nenhum.
Se for preparar, escolha os ingredientes mais fresquinhos e viçosos, faça receitas criativas que conecte os convidados (surpreenda trocando ingredientes).
Que seu alimento seja servido e recebido com amor e reconhecimento dos esforços de quem os preparou e ofereceu, que tenha carinho e os melhores temperos e sentimentos. Isso alimenta a alma. ;-)
Que não haja desperdício e nem gula.
Que haja dignidade, desejo e a ação de partilhar. Sim! partilhar não apenas o que lhe sobrar.
Que as festas sejam inspiradoras para uma alimentação melhor porque é onde se anseia por provar as iguarias e estar em família e amigos (diferente da rotina onde muitas vezes nem se nota o que se come, nem sempre há companhia, nem sempre há atenção ou gratidão pelo alimento).
E que partilhar seja tão prazeroso que entre na lista de novos hábitos mais saudáveis a serem adquiridos.
Hoje não vim dar dicas de moderação calórica nas ceias festivas. Senti que tenho algo igualmente importante para dizer para quem busca uma vida mais saudável e melhor mesmo: VALORIZE o que você tem. MELHORE se puder (seja o cardápio ou o volume de alimentos, seja seus sentimentos e atenção na hora de se alimentar), e PARTILHE com quem não tem o mesmo privilégio e fartura que você.
Que o Natal e a chegada de 2018 sejam fartos de bons sentimentos, de contentamento e experiências gratificantes. Que sejam cheios de luz, esperança e disposição para alcançar tudo o que podemos com nossos esforços e com as bençãos divinas.
Felicidades nas coisas simples e verdadeiramente significativas.
Obrigada por estar aqui. 2018 será um ano de muitas realizações e desejo fazer parte disso com você e que você faça parte comigo também.
Acompanhe o blog e facebook ;-) espero contribuir com seus objetivos de estar melhor e de uma vida mais saudável.
Feliz Natal e um excelente 2018
com muito carinho, nutrição prática e saúde,
Ana Paula Porto
fonte da Imagem: https://br.freepik.com